Quanto Dinheiro é Suficiente?

Tempo de leitura: 7 min

Escrito por Washington Alves

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Os irmãos Dick e Mac McDonald abriram um pequeno restaurante drive-in em San Bernadino, Califórnia em 1940, que se tornou um sucesso surpresa para os moradores locais.

Ele se tornou lucrativo imediatamente porque o atendimento era rápido e os preço eram baixos, tornando-se um destino para adolescentes e famílias jovens.

Após a Segunda Guerra Mundial, os irmãos previram uma série de mudanças que ocorreriam no país, o que os fez querer concentrar seu tempo e esforço construindo uma base de clientes cuja base eram as famílias.

Havia uma crescente intenção da classe média em tornar realidade o Sonho Americano. As pessoas estavam comprando casas nos subúrbios de forma acelerada e as famílias estavam crescendo a partir de um boom nas taxas de natalidade pós-guerra.

Isso significava que as pessoas tinham menos tempo para cozinhar porque os deslocamentos para a cidade eram agora mais longos e as pessoas estavam cuidando de suas famílias em crescimento.

As pessoas estavam rapidamente aprendendo como era estarem ocupados.

Os irmãos McDonald receberam a mensagem em alto e bom som, então eles fizeram um mergulho profundo em sua operação para descobrir onde eles poderiam encontrar ganhos de eficiência na cozinha para acelerar o processo.

O cardápio original, incluía cachorro-quente, churrasco e uma variedade de sanduíches, mas os recibos mostraram que 80% das vendas eram concentradas em hambúrgueres.

Então eles simplificaram suas ofertas para depender exclusivamente de hambúrgueres, batatas fritas e shakes. Os hambúrgueres dependiam menos de mão-de-obra, então isso permitiu que eles transformassem a preparação de alimentos em uma linha de montagem.

Dick McDonald disse mais tarde: “Nosso conceito foi baseado em velocidade, preços mais baixos e volume.” Depois de fechar para uma revisão de cozinha, o novo e melhorado McDonald’s abriu para negócios em 1948.

Nasceu o Fast Food.

Em meados da década de 1950, os negócios estavam crescendo e os irmãos estavam compartilhando US$ 100.000 por ano em lucros, uma boa soma naquela época, especialmente quando você considera que os hambúrgueres custam apenas 15 centavos cada.

O McDonald’s estava indo tão bem que era apenas uma questão de tempo até que as oportunidades da franquia se apresentassem.

O problema é que os irmãos McDonald não tinham aspirações para construir um império do fast food. David Halberstam explica por que em seu livro The Fifities:

Na verdade, eles já estavam satisfeitos com suas vidas e não viam razão para expandir — eles estavam ganhando mais dinheiro do que sonhavam, tinham casas adoráveis com quadras de tênis, novos Cadillacs todos os anos. Nem tinham filhos e, portanto, não havia pensamentos de deixar um império financeiro para seus herdeiros. Eles pensavam no McDonald’s como uma operação de um tiro só, e eles tinham pouco interesse em uma grande rede nacional de restaurantes de hambúrguer com seu nome.

Mas seu vendedor de máquinas de fazer milkshake, um cavalheiro chamado Ray Kroc, tinha aspirações para construir um império. Depois de testemunhar sua operação em primeira mão, Kroc imediatamente viu o potencial de expansão para levar a linha de montagem do McDonald’s a todo o país.

Kroc largou o ensino médio com um chip no ombro que estava sempre procurando uma ideia ou invenção que o fizesse milionário.

Kroc entendeu que os irmãos não queriam fazer parte das constantes viagens, lançamentos de vendas e dores de cabeça operacionais envolvidas no processo de expansão, então ele os convenceu a deixá-lo assumir como seu agente de franquias.

Aos 52 anos, Kroc finalmente teve a oportunidade de fazer uma fortuna e um nome para si mesmo. McDonald’s foi uma ideia maravilhosa na hora perfeita. Ele queria trazer essa ideia para todos os subúrbios do país. Na década de 1960, Ray Kroc estava lançando 100 novos restaurantes por ano.

Em 1961, o nome de Kroc era mais sinônimo de McDonald’s do que com os irmãos cujo nome estava no sinal.

Eventualmente, todos eles bateram cabeças porque cada um tinha aspirações diferentes e Kroc decidiu comprá-los. Os irmãos pediram US$ 1 milhão cada após os impostos.

Kroc teve que se endividar para fazê-lo, mas o preço acabou por ser uma pechincha. Eles o deixaram manter o nome e Kroc passou a transformar o McDonald’s em uma das maiores marcas do planeta.

Antes de morrer em 1984, seu patrimônio líquido foi estimado em mais de meio bilhão de dólares.

Lições Importantes

A história de Kroc é mais reverenciada na cultura da agitação americana hoje em dia, mas estou mais impressionado com as ações dos irmãos McDonald nesta história.

Eles descobriram quanto era suficiente para eles e não se preocuparam com o custo de oportunidade de sua decisão de vender.

Eles estavam em um bom lugar financeiramente, mas mesmo aqueles que têm muito dinheiro têm dificuldade em se contentar com o que têm.

A neta de Walt Disney, Abigail Disney, discutiu o problema de usar o dinheiro como medida primária de valor na vida em uma entrevista no ano passado:

Eles fizeram um estudo no Chronicle of Philanthropy anos atrás, onde perguntaram às pessoas que herdaram dinheiro: “Que quantidade de dinheiro você precisaria para se sentir totalmente segura?” E cada um deles, não importa o que tivessem, nomeou um número que era aproximadamente o dobro do que herdaram. Então é isso que você precisa saber sobre dinheiro, certo? Se essa é a sua principal medida de sucesso ou valor na vida, então boa sorte com isso, porque nunca vai se sentir bem.

Quando confrontado com a questão de quanto dinheiro é suficiente para você, a resposta provavelmente será “mais” não importa o quanto você tenha.

Os irmãos McDonald obviamente deixaram um monte de dinheiro na mesa. Kroc provavelmente os teria empurrado de qualquer maneira, mas eles certamente poderiam ter se rendido por um preço bem mais alto.

Imagine quanto valeriam se tivessem recebido ações no patrimônio líquido da empresa?

Mas de quanto dinheiro uma pessoa precisa?

Um milhão de dólares era dinheiro de verdade na década de 1960. Os irmãos McDonald já tinham a vida que desejavam e não estavam procurando trabalhar tão duro quanto Kroc para transformar o McDonald’s no gigante que conhecemos e amamos hoje.

Anos mais tarde, Dick McDonald foi perguntado se ele tinha algum arrependimento sobre vender por muito menos do que ele poderia ter feito se ele tivesse apenas mantido sua participação acionária.

Sem arrependimentos, ele disse: “Eu teria acabado em algum arranha-céu em algum lugar com cerca de quatro úlceras e oito advogados fiscais tentando descobrir como pagar todo o meu imposto de renda.”

Empreendedores e livros de negócios sempre preferem alguém como Kroc que vê o mundo como ilimitado.

Mas, gosto também da versão de Dick e Mac McDonald que sabiam seus limites e descobriram qual era o nível pessoal deles de “suficiente”.

Conclusão

E quanto a você? Já tem resposta para a pergunta: quanto dinheiro é suficiente? Para aqueles que praticam o trade, seja em que modalidade for (day trade, swing trade, position trade,…) ter essa resposta clara em sua cabeça a cada operação é fundamental para que se tenha sucesso e consistência nesse negócio.

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