Muitas vezes não nos damos conta de que diversas atividades que exercemos apenas por prazer, tem um grande potencial de se tornarem atividades remuneradas.
Basta ficarmos atentos e identificarmos os problemas que conseguiremos resolver por meio dos nossos hobbies.
Aqui estão 24 hobbies que geram dinheiro. Você está pronto para ganhar dinheiro com suas paixões?
1. Blogar
Há algum assunto pelo que você é particularmente apaixonado? Pode ser negócios, finanças, política, saúde, fitness, entretenimento, culinária, TI ou qualquer categoria que você possa pensar. Inicie seu próprio blog e torne-se um membro das crescentes fileiras de especialistas autoproclamados que estão povoando a web.
Você pode configurar um site simples através do WordPress, onde a maioria dos modelos de blog são gratuitos e, em seguida, melhorar seu blog ao longo do tempo. Eventualmente, você terá um fluxo constante de visitantes, e em breve a oportunidade de adicionar anúncios de publicidade, bem como negócios de afiliados.
Pronto para um desafio? Identifique o seu tema e SIMPLESMENTE comece! Não deixe que o seu perfeccionismo o impeça de iniciar o seu blog com as ferramentas que você tem hoje. Comece, e vá melhorando sua estrutura e conteúdo com o tempo.
2. Fotografia
A fotografia é um passatempo que para muitos é considerado um hobby e para outros, uma obra de arte. Se as fotos que você está tirando gravitam mais para a arte, é inteiramente possível que você seja capaz de ganhar algum dinheiro com elas.
Existem várias maneiras de monetizar a fotografia. Vários sites importantes, como Flickr e Shutterstock fornecem fotos para usuários em toda a web. Você pode ganhar algum dinheiro criando uma conta nesses sites e adicionando suas fotos para vender a potenciais clientes.
Outra forma é comercializar seu trabalho diretamente para clientes reais. Fotógrafos profissionais são bastante caros, então você pode ser capaz de vender seus serviços como uma alternativa de desconto para pessoas que precisam de fotos para formaturas, casamentos e outros eventos.
À medida que você ganha mais experiência e clientes, você pode aumentar seus preços e, consequentemente, sua renda.
3. Escrever
Há muitas possibilidades quando falamos de escrever. Você pode fazê-lo como freelancer ou você pode se inscrever em sites como Fiverr.com ou Workana onde você pode oferecer seus serviços em uma concorrência aberta.
Você não precisa limitar seu trabalho a tarefas de escrita direta. Você também pode atuar na edição do trabalho de outras pessoas, bem como, na escrita de roteiros para vídeos e outras atividades que envolvem a fala. E se há um professor escondido em você em algum lugar, você pode até considerar ensinar as pessoas sobre como escrever.
Escrever pode ser o ponto fraco de muitas pessoas, e elas podem estar dispostas a te pagar para ajudá-los a melhorar.
4. Design Gráfico
Se você é bom em design gráfico, este é um nicho que você pode preencher. Há vários sites de freelancers nos quais você pode anunciar o seu trabalho. Você pode também ter o seu próprio site, onde explicará o que você pode fazer e fornecer amostras do seu trabalho.
Você pode até começar em sites como 99Designs.com, Fiveer.com ou Workana.com. Eu mesmo já precisei do trabalho de um designer e contratei pelo Workana. Fiquei extremamente satisfeito com o resultado.
Há definitivamente um mercado lá fora para designer gráfico, embora seja altamente competitivo. Ainda assim, se você tem um talento real para isso, você pode subir um degrau acima da concorrência e ganhar dinheiro com isso.
5. Criação e/ou Edição de vídeos
Se você passar muito tempo no YouTube, Vimeo ou outros sites do tipo que estão surgindo, você verá que há um mercado crescente de vídeos.
Muitas empresas agora os consideram uma necessidade para promover seus produtos e serviços, tanto em seus sites quanto também nos próprios sites de vídeo.
Se você tem um dom para criar vídeos ou simplesmente editá-los, é o momento certo para transformar esse hobby em uma fonte de renda. Existem várias maneiras de ganhar dinheiro fazendo isso, desde a criação de vídeos instrucionais até comerciais para promover negócios.
E se você gosta de música, você também pode começar a fazer seus próprios vídeos musicais, e construir seu próprio canal.
Você pode ganhar receita com publicidade nesses vídeos através do Google AdSense, e uma vez que você seu canal esteja estabelecido, a renda pode ser passiva e confiável.
6. Marcenaria
Provavelmente há ainda menos carpinteiros por aqui hoje em dia do que pessoas que consertam computadores. Claro, há muitas pessoas que trabalham na indústria da construção que são chamadas de carpinteiros, mas não é disso que estamos falando aqui.
Se você tem habilidades de marcenaria com as quais você pode construir ou reparar móveis, você pode construir um negócio paralelo em um campo em que ainda há espaço para novos concorrentes.
Isso é especialmente lucrativo se você tiver a capacidade de restaurar móveis antigos. Essa é uma habilidade própria, mas restaurando adequadamente uma peça antiga, você pode aumentar consideravelmente seu valor. Há ainda menos pessoas que podem fazer isso hoje em dia.
7. Música – Ensino e Tutoria
A música é um daqueles hobbies que se presta muito bem à tutoria. Pense nas pessoas que você conhece que poderiam contratar os serviços de professores e tutores para aulas de piano, aulas de violão, aulas de bateria, aulas de violino, ou qualquer uma das centenas de outros instrumentos.
Uma das vantagens é que você não precisa ser um especialista absoluto para ensinar. Como tutor, você pode trabalhar com pessoas iniciantes, que terão pouco ou nenhum conhecimento do instrumento.
Mesmo que você seja apenas um músico de nível intermediário, você certamente tem muito a oferecer a um novo aluno.
Os pais estão frequentemente procurando professores e tutores para ajudar seus filhos a dominar um instrumento. Seu hobby pode se tornar um gerador de dinheiro se você estiver disposto a assumir esse papel.
Outro leitor de GF¢, Micah, compartilha como eles foram capazes de ganhar dinheiro com seu hobby musical:
8. Web Design
Você cria ou atualiza sites para você ou seus amigos, principalmente porque você gosta de fazê-lo?
Bem, há um mercado lá fora cheio de pessoas e empresas que estariam dispostas a pagar você para fazer o trabalho por eles.
Claro, existem modelos gratuitos como o WordPress disponíveis, mas muitas pessoas não têm tempo, motivação ou aptidão para fazer até mesmo um site simples funcionar.
Se você é muito criativo construindo sites, e pode fazê-lo por um preço razoável, você deve encontrar muito trabalho.
Você pode começar a trabalhar em sites relativamente simples, aqueles que você tem tempo e habilidade para fazer sem muitos problemas. A partir daí o fluxo de caixa da atividade começará a crescer, você assume atribuições mais complicadas – e rentáveis.
9. Mídias Sociais
Você passa muito tempo nas mídias sociais? Você pode muito bem ser capaz de transformar esse hobby em um gerador de dinheiro. As mídias sociais começaram principalmente como uma espécie de brinquedo cibernético, mas as empresas estão cada vez mais reconhecendo seu valor como um meio de promover seus produtos e serviços.
Se você sabe como estruturar bem um meio de comunicação social, como – Facebook, Twitter, Tumblr, Linked In e outros – você pode ser capaz de esculpir dinheiro trabalhando em um nicho para você mesmo.
A gestão das mídias sociais está se tornando um campo de carreira próprio.
À medida que você cresce nas mídias sociais de uma perspectiva de negócios, você pode ter uma nova carreira para você mesmo – a partir de uma ferramenta que agora, é apenas um hobby.
10. Artesanato
Fazer artesanato tem sido uma maneira popular de ganhar dinheiro já há muitos anos, mas realmente explodiu desde que sites como Elo7.com.br foi fundado. Eles disponibilizam toda a estrutura necessária para que você possa expor seus produtos, vender, processar pagamento e realizar a entrega.
E um verdadeiro Marketplace de artesanato.
Você pode até achar que o artesanato que você produz é muito comum, que não chama a atenção das pessoas, mas, acredite, todo produto tem o seu cliente para consumi-lo. Tenha coragem e comece hoje mesmo a expor o seu trabalho para o mundo.
11. Revisão e Edição
Você já viu quantas dezenas de milhares de sites e blogs que estão publicados na web? Quase todos precisam de alguém para lidar com a revisão e edição. Se isso é algo em que você é bom, seja por causa da experiência anterior ou porque é algo que você simplesmente gosta de fazer, há um enorme mercado lá fora.
Há até muitas oportunidades fora da web. Praticamente tudo o que está escrito precisa ser revisado e editado. Isso inclui material de marketing e publicidade, “white papers” de negócios, propostas de negócios e livros – tanto livros impressos quanto ebooks.
12. Animais de estimação
Se você ama animais de estimação, há muitas maneiras de ganhar dinheiro nessa frente. Os mais comuns são passear com cachorros e cuidar dos pets enquanto seus donos precisam se ausentar por determinado período.
Se você possui algum espaço onde você mora, uma boa alternativa para rentabilizar seria aceitar receber animais como hóspedes.
Uma área que pode ser particularmente lucrativa é cuidar de animais exóticos. Se você tem experiência com répteis, aves ou mamíferos incomuns, você pode ter uma clientela quase em cativeiro, e disposta a pagar preços premium por seus serviços.
Deixe um comentário